> Tratamento > Ouvido > Otite

Otite

Otite é a inflamação ou infecção do ouvido (orelha). De acordo com a localização pode ser dividida em OTITE EXTERNA; quando ocorre no canal externo do ouvido, ou OTITE MÉDIA, quando ocorre atrás do tímpano, na região do ouvido médio.

A otite externa ocorre com mais freqüência em pacientes que tiveram contato com água, e por isso são mais freqüentes no verão, quando os mergulhos nas piscinas e no mar são intensificados, ou em pacientes que praticam esportes aquáticos. Por deixar a pele do canal externo do ouvido úmida e menos protegida, a infecção é facilitada. O paciente pode cursar não somente com dor de ouvido como com coceira e secreção saindo pelo mesmo.

Na otite média aguda há acúmulo de catarro dentro do ouvido, atrás do tímpano, que não consegue sair. Como se fosse uma “bexiga”, o tímpano se distende e gera a dor de ouvido. Geralmente ocorre em pacientes que tiveram um quadro de resfriado ou gripe prévio e não foi adequadamente tratado. Além da dor, o paciente pode cursar com diminuição da audição, referindo sensação de ouvido tampado e febre.

Na otite média com efusão ou otite média serosa, há manutenção do catarro dentro do ouvido, e o paciente pode referir sensação de redução da audição e entupimento do ouvido. Na criança, a otite média com efusão e/ou serosa pode ser responsável pelo mau aproveitamento escolar e dificuldade em desenvolver a linguagem uma vez que a mesma não está ouvindo perfeitamente bem.

A otite externa deve ser tratada com gotas de antibiótico dentro do ouvido associado a analgésicos e/ou antiinflamatórios. Durante o tratamento, deve-se evitar o contato da água dentro do ouvido e, para tanto, um algodão embebido em óleo dentro do ouvido durante o banho é de grande valia. Durante este período, deve-se evitar a natação ou outros esportes aquáticos.
A otite média aguda, dependendo do tempo dos sintomas, da gravidade do caso e da idade da criança pode ser tratada com analgésicos, antiinflamatórios e antibióticos.
Na otite média com efusão ou otite média serosa a busca por fatores causais e o tratamento dos mesmos é essencial. Assim, é importante o tratamento da rinite e da sinusite nestes pacientes, assim como pesquisar a presença de adenóides aumentadas que possam tampar o orifício da tuba auditiva perpetuando o catarro cronicamente no ouvido.

2. Cirurgia na otite
A cirurgia na otite está indicada para a otite média com efusão ou otite média serosa que não melhoram com o tratamento clínico, assim como nos casos de otite média aguda de repetição; sempre tratando conjuntamente os possíveis fatores causais, como o aumento das adenóides.

1. Evite dar mamadeira com a criança deitada. O ideal é que a mesma esteja sentada ou em pé para que não haja retorno do alimento para o ouvido. Dessa forma, podemos prevenir a otite média em crianças pequenas.
2. Otites externas e médias cursam com dor. Use um analgésico para um maior conforto.
3. Pacientes com otites médias agudas geralmente estiveram gripados anteriormente e podem cursar com febre e dor de ouvido. Use analgésico/antitérmico para maior alívio, faça compressa quente em ouvidos, até ser visto pelo médico otorrinolaringologista.
4. Pacientes com otites externas devem evitar o contato de água dentro do ouvido. Coloque um algodão embebido em óleo dentro do ouvido durante o banho. Evite natação neste momento.

Seu filho vem apresentado dificuldades para ouvir? Pode ser catarro "preso" atrás do tímpano. Procure o seu médico.