> Tratamento > Nariz > Gripe e Resfriado

Gripe e Resfriado

Gripe e resfriado são infecções virais do trato respiratório superior que duram, no máximo, 10 dias.
Enquanto o resfriado pode ser causado por mais de 200 vírus, sendo o rinovírus o mais freqüente; a gripe é causada pelo Influenza vírus A ou B; responsáveis por 5-15% das infecções virais do trato respiratório superior.
Geralmente os sintomas no resfriado comum são mais discretos, e o paciente se queixa de dor de cabeça, espirros, calafrios, dor de garganta, acompanhados de coriza, tosse, nariz tampado e mal estar leve. Os sintomas pioram em 2 a 3 dias, com uma duração média de 7 a 10 dias. Alguns sintomas, como a tosse, podem persistir por mais de 3 semanas.
Na gripe, os sintomas tipicamente têm início súbito, caracterizado por febre alta, dor de cabeça intensa, dor de garganta, tosse, dor no corpo, cansaço, fraqueza e mal estar assim como nariz tampado, apresentando, de uma forma geral, sintomas mais intensos do que no resfriado comum.

1. Tratamento preventivo: vacina da gripe
A vacina da gripe é feita com base nas cepas mais freqüentes de Influenza vírus que acometeram a população no inverno anterior. Seu uso é importante para prevenir os sintomas da gripe, que são mais intensos que do resfriado, e que podem levar a sérias complicações especialmente nas crianças e nos idosos. Dentre as complicações da gripe, a pneumonia é uma das mais temidas e, portanto, a vacina da gripe deve ser tomada anualmente, especialmente na população de maior risco para complicações.
Uma curiosidade: Como a vacina da gripe previne somente a infecção por Influenza vírus, o paciente pode apresentar um resfriado, mesmo tendo sido vacinado.

Tanto a gripe como o resfriado devem melhorar espontaneamente em 7 a 10 dias. Como não há infecção de bactérias, não há necessidade de uso de antibióticos. No entanto, os sintomas, especialmente da gripe, causam desconforto, e medicações para o alívio dos sintomas é de grande valia. Assim, podem ser utilizados analgésicos e antitérmicos, antiinflamatórios, descongestionantes orais, vasoconstritores tópicos (por no máximo 10 dias para evitar a rinite medicamentosa) e antiinflamatórios não hormonais. A lavagem nasal com solução fisiológica é sempre indicada; ajudando a eliminar qualquer processo inflamatório existente dentro do nariz. Não tem efeito colateral e não tem contra-indicações.
Lembre-se! Se os sintomas da gripe e resfriado não melhorarem após 10 dias ou piorarem após 5 dias, provavelmente há uma infecção bacteriana e o otorrinolaringologista deve avaliar a necessidade de antibióticos!

1. Vacine-se anualmente! Você pode evitar as complicações da gripe como a pneumonia. Especialmente nas crianças, nos idosos e em pacientes com doenças crônicas.
2. A gripe e o resfriado são infecções virais que se resolvem em no máximo 10 dias. Devem ser tratados inicialmente com sintomáticos para alívio da dor, da febre e do mal estar. Atenção a possíveis alergias aos medicamentos.
3. A lavagem do nariz com solução fisiológica também deve ser feita em abundância para facilitar a eliminação do catarro. Não tem efeito colateral e não tem contra-indicações! Ë um procedimento simples e altamente eficaz!
4. Se o paciente não estiver melhorando ou estiver piorando após 5 dias, o médico otorrinolaringologista deve ser procurado.

Analgésicos para a dor e antitérmicos para a febre podem ser úteis! Se não houver melhora em 48hs, procure seu médico.