> Tratamento > Nariz > Sangramentos Nasais

Sangramentos Nasais

O nariz é uma região do nosso corpo que apresenta muitos vasos sanguíneos que são recobertos por uma fina e delicada membrana mucosa. Felizmente, 95% dos sangramentos nasais ocorrem na porção mais anterior do septo nasal e podem ser controlados com medidas clínicas, sem a necessidade de cirurgia.
Várias são as causas de sangramento nasal e entre elas, o tempo seco e frio colabora para o ressecamento da mucosa nasal, deixando os vasos sanguíneos mais expostos. Na sequência, uma simples corrente de ar que respiramos ou um simples espirro gerado, são suficientes para romper um dos vasos sanguíneos e determinar o sangramento nasal. Assim, qualquer alteração brusca de temperatura pode facilitar o sangramento nasal pelo mesmo mecanismo. Doenças inflamatórias e infecciosas como gripe, resfriado, rinite alérgica, sinusite aguda e sinusite crônica, também podem "machucar" a mucosa nasal, deixando-a mais sensível, e facilitando o sangramento nasal nestes pacientes.

Nas crianças, uma causa freqüente de sangramento nasal é a lesão traumática da mucosa nasal pelo dedo da criança que "cutuca" o nariz. Nos idosos, os vasos sanguíneos são mais frágeis, podendo apresentar placas de colesterol, e não conseguirem se retrair com tanta facilidade como num indivíduo jovem. Assim, neste grupo de pacientes, o sangramento nasal pode ser mais importante com maior dificuldade de controle somente com cuidados clínicos.
Pacientes com distúrbios da coagulação também podem cursar com sangramentos mais intensos, uma vez que demoram mais para coagularem. Do mesmo modo, pacientes que fazem uso crônico de AAS, Gingkobiloba, antiinflamatórios não hormonais, medicações para tratamento da oleosidade da pele, entre outros, podem cursar com distúrbio da coagulação e conseqüente sangramento nasal de difícil tratamento.

O tratamento preventivo é simples e essencial! Especialmente no tempo seco e frio, quando o sangramento nasal é mais freqüente. A lavagem nasal com solução fisiológica freqüente é importante para a hidratação da mucosa nasal, dificultando seu rompimento pelo tempo seco. Beber água também é importante para melhorar essa hidratação.

O uso de vaselina líquida tópica em cada lado do nariz, para que a oleosidade proteja o ressecamento da mucosa do nariz, também pode ser útil. O tratamento de doenças associadas, pelo médico otorrinolaringologista, como gripe, resfriado, rinite alérgica, sinusite aguda e sinusite crônica, é de suma importância para reduzir a inflamação da mucosa nasal.

E se sangrar, calma!! A maioria do sangramento do nariz vem da região mais anterior do septo nasal. Portanto, comprima o nariz por 2 a 3 minutos (esperando o tempo da coagulação), abaixe a cabeça para não engolir sangue, coloque compressas com água fria no rosto. Na maior parte das vezes, o sangramento acabará só com estas medidas.
Procure um otorrinolaringologista para o tratamento das causas de seu problema e para uma avaliação quanto à necessidade de uma pequena cauterização do vaso.

2.Cauterização ou Cirurgia no sangramento nasal

A cauterização do vaso sangrante pode ser feita no próprio consultório do médico, de forma simples e indolor. Sangramentos mais severos, que não cessam com as medidas citadas, podem requerer tratamento cirúrgico para cauterização ou ligadura desses vasos mais calibrosos. A cirurgia, na maioria das vezes, é a Cauterização ou Ligadura da Artéria Esfenopalatina e seus ramos; e em raros casos, é necessária a cauterização ou ligadura da Artéria Etmoidal Anterior.

1. Deixe o nariz sempre bem hidratado utilizando lavagens de solução fisiológica em abundância: não tem efeito colateral e não tem contra-indicações! É um procedimento simples e altamente eficaz!
2. Em épocas com baixa umidade do ar, beba muito líquido para manter a mucosa do nariz hidratada.

Gripe, Rinite e Sinusite podem ser causas de sangramento no nariz. Procure seu otorrino!