> Tratamento > Garganta > Laringite

Laringite

O que é?
Laringite é a inflamação que pode ocorrer em toda a laringe. No entanto, nos referimos à laringite quando a inflamação ocorre especialmente na região das pregas vocais (ou cordas vocais), gerando rouquidão ou até mesmo perda da voz. Na maioria das vezes, a laringite é causada por vírus e pode acompanha um quadro de resfriado ou gripe com sintomas nasais como nariz tampado e coriza.

Uma causa freqüente de laringite em pacientes das grandes cidades que têm uma vida estressante, é o refluxo gastro esofágico; ou seja, o ácido do estomago volta pelo esôfago e machuca a laringe. Nestes casos, o paciente apresenta sintomas de rouquidão, especialmente quando usa muito a voz, ou no fim do dia de trabalho, pode estar associado à sensação de que há algo preso na garganta que não consegue limpar, pigarro e algumas vezes pode sentir cansaço e dor para falar. Em 40% dos casos, o paciente não apresenta sintomas do estômago, o que pode dificultar o diagnóstico.

Como posso tratar?
1. Orientações
O principal tratamento da laringite causada por vírus é o não uso da voz, que os médicos denominam de "repouso vocal"; ou seja, evitar falar para que as pregas vocais não se toquem e consigam desinflamar. Associado ao repouso vocal, o paciente com laringite é sempre orientado a se hidratar através da ingestão de líquidos , assim como evitar alimentos muito viscosos, como o chocolate que dificulta a limpeza das pregas vocais. Nos casos de laringite por refluxo gastro-esofágico, os pacientes devem reduzir a ingestão de café e cafeína; bebidas alcoólicas e gaseificadas, comidas condimentadas e apimentadas, assim como doces e mentolados. Deve ainda evitar o jejum prolongado, devendo comer a cada 03hs e evitar de dormir logo em seguida que se alimenta.

2. Tratamento com medicamentos
Como o quadro de laringite na maioria das vezes é viral, pode estar associado a sintomas de um resfriado ou gripe. Dessa forma, medicações para a melhora dos sintomas da gripe podem ser usadas como analgésicos e antiinflamatórios não hormonais. Na laringite por refluxo gastro esofágico, o tratamento com remédios é voltado para o tratamento do estomago, de forma que um médico gastroenterologista (especializado em doenças do estômago) muitas vezes é solicitado para avaliar o quadro conjuntamente.

DICAS SÃO SEMPRE BEM VINDAS!!
1. Suas pregas vocais estão inflamadas e, portanto, temos que deixá-las repousar. Portanto... silêncio! Fale o menos possível! 2. Beba água para hidratar suas pregas vocais e ajudar na recuperação das mesmas 3. Evite alimentação "pesada", muito viscosa como o chocolate. Prefira alimentos mais leves e fluidos como a maça.

Rouquidão e "perda de voz" podem ser sintomas de laringite. Hidrata-se e evite usar muito a voz.

.:: Dra. Francini Pádua ::.
criação de site MONTOO · otimização de site EXIBOO