> Tratamento > Ouvido > Labirintite / Tontura / Vertigem

Labirintite / Tontura / Vertigem

O que é?
A tontura/vertigem ocorre por um desbalanço do sistema responsável pelo nosso equilíbrio que é composto pela nossa visão, propriocepção (sistema muscular e articular), o ouvido e o cérebro.

A labirintite é um tipo grave de tontura onde há pus dentro do labirinto, gerando sensação severa de tontura. Assim, erroneamente as pessoas dizem que têm labirintite, quando o correto seria dizer que têm tontura.

Dentre as causas de tontura/vertigem geradas pelo ouvido, as alterações metabólicas (semelhantes às que geram zumbido); podem ser responsáveis pela tontura/vertigem. Desse modo, pacientes que apresentam alteração do açúcar no sangue, do colesterol, triglicérides, hormônios da tireóide entre outros, devem ser tratados adequadamente para a melhora do quadro.
Abusos alimentares também podem ser causa de tontura/vertigem e devem ser evitados. Assim, deve-se evitar excesso de cafeína, doces e bebida alcoólica.

Outra causa de tontura/vertigem é disfunção da coluna cervical. A compressão de vasos sanguíneos que levam sangue para o ouvido pode levar a falta de aporte sanguíneo para o ouvido levando a sensação de tontura/vertigem.

A redução da audição também deve ser pesquisada no paciente com tontura/vertigem e se necessário, exames complementares devem ser solicitados.

Um dos tipos mais freqüentes de tontura/vertigem é a VPPB. Trata-se da vertigem paroxística benigna desencadeada por movimentação anômala de partículas que se encontram dentro do sistema labiríntico, dando a falsa impressão de movimento (tontura/vertigem). Os pacientes geralmente se queixam que a tontura/vertigem é desencadeada pela movimentação da cabeça para um dos lados, especialmente observada quando está deitado na cama e tenta virar de lado.

Pacientes com descontrole da pressão também podem ter tontura/vertigem quando se levantam bruscamente.

Como posso tratar?
Algumas orientações são válidas para toda pessoa com tontura/vertigem como:
Evitar o excesso de café e cafeinados (chá preto, chá mate, chimarrão, refrigerantes tipo “cola”); assim como doces e frituras e bebidas alcoólicas. Evitar o jejum prolongado, comendo de 3/3hs e preferir sapatos sem salto em que o pé fique em contato com o chão e o cérebro possa entender que seu corpo está parado.
Se tiver tontura/vertigem, abra os olhos, e fixe os mesmos em um ponto parado; coloque a mão em uma superfície plana (ex. parede) para “indicar” ao cérebro que sua posição é de repouso e não de movimentação.

1. Tratamento com medicação
Inicialmente tenta-se buscar as possíveis causas da tontura/vertigem e tratá-las. Caso a mesma persista, uma série de medicações pode ser utilizada para trazer maior conforto ao paciente.

2. Reabilitação Vestibular
Quando as causas já foram controladas e o paciente mantem a tontura/vertigem, pode-se indicar reabilitação vestibular. Trata-se de exercícios específicos realizados por um fonoaudiólogo que “treina” o cérebro a reduzir e eliminar a sensação de tontura/vertigem.

3. Cirurgia da tontura/vertigem
A cirurgia da tontura/vertigem está indicada em raríssimos casos, especialmente em pacientes com tontura severa, que têm aumento da pressão dentro do labirinto, a fim de descomprimi-lo.

DICAS SÃO SEMPRE BEM VINDAS!!
1. Evite o excesso de café e cafeinados (chá preto, chá mate, chimarrão, refrigerantes tipo “cola”). Tome no máximo um total de 3 xícaras de café por dia. Lembre-se que os cafeinados se somam!
2. Evite jejum prolongado. Coma de 3/3hs
3. Evite doces e frituras
4. Evite usar salto alto
5. Evite bebidas alcoólicas
6. Se tiver tontura, abra os olhos, e fixe os mesmos em um ponto parado; coloque a mão em uma superfície plana (ex parede) para “indicar”ao cérebro que sua posição é de repouso e não de movimentação.


Criança que urina na cama durante o sono pode ter tontura. Procure seu otorrino.

.:: Dra. Francini Pádua ::.
criação de site MONTOO · otimização de site EXIBOO