> Tratamento > Ouvido > Diminuição da Audição / Surdez

Diminuição da Audição / Surdez

Qualquer alteração no ouvido externo, médio ou interno pode levar à diminuição da audição/surdez, por bloquear o trajeto normal do som.
Pode ser causada por causas simples como a presença de cera (ou cerúmen) que obstrui o canal externo do ouvido, como por causas infecciosas ou doenças que acometam o nervo da audição.

Dentre as causas na orelha externa, que podem gerar diminuição da audição/surdez, a presença de cera ou cerúmen é uma das mais freqüentes. Além da cera, qualquer alteração presente no canal externo do ouvido pode diminuir a passagem do som pelo mesmo, reduzindo a vibração da membrana do tímpano e gerando a sensação de diminuição da audição/surdez. Assim, presença de osteoma, otites externas ou corpos estranhos podem também ser responsáveis por esta sensação.

Como já exposto no tópico “dor de ouvido”, quando o paciente apresenta gripe ou resfriado, que não foram adequadamente tratados, pode cursar com acúmulo de catarro dentro do ouvido médio, atrás do tímpano. Se este catarro é infectado por bactérias, o paciente pode ter um quadro de otite média aguda, e se queixar de diminuição da audição/surdez, juntamente com dor de ouvido.

Outra causa de diminuição da audição/surdez é a Disfunção de Tuba Auditiva. A tuba auditiva é um “caninho” que liga o ouvido médio com o nariz e a garganta. O funcionamento adequado da tuba auditiva é importante para que haja equilíbrio entre a pressão de dentro da orelha média e a pressão atmosférica que está na orelha externa. A Disfunção de Tuba Auditiva pode ocorrer após um quadro de gripe ou resfriado, por inflamação da tuba auditiva, que passa a não abrir perfeitamente bem, não permitindo a equiparação das pressões. Assim, cria-se uma pressão negativa na orelha média e o paciente tem a sensação de diminuição da audição/surdez. Pacientes com disfunção de tuba auditiva podem cursar com dor de ouvido durante um mergulho ou durante a descida do avião, desencadeando um quadro denominado de barotrauma, com diversos graus de gravidade.

Especialmente nas mulheres, outra causa de diminuição da audição/surdez,é a Otosclerose, que é a calcificação lenta e progressiva de um dos ossículos da orelha média, particularmente o estribo. A paciente inicia a diminuição da audição/surdez geralmente durante a gravidez, e refere que na família há também pessoas que apresentam o mesmo sintoma.

Uma causa de diminuição da audição/surdez freqüentemente observada em pacientes acima de 50 anos é a Presbiacusia. Trata-se do envelhecimento do nervo da audição, semelhante ao que ocorre com nossa visão a partir dos 40 anos, gerando diminuição da audição/surdez, ao invés de redução de nossa visão. De acordo com o incômodo gerado ao paciente, prótese auditiva (aparelho de audição) é indicada para a amplificação do som.

Outra causa de diminuição da audição/surdez aguda é o que denominamos de Surdez Súbita. De causa ainda não completamente esclarecida, acredita-se que o herpes vírus possa ser um dos causadores. Gera uma inflamação aguda no nervo da audição, gerando uma neurite que cursa com a diminuição da audição/surdez. Aproximadamente 85% dos pacientes retornam a audição completamente; 10% parcialmente e apenas 5% cursam com diminuição da audição/surdez permanente.

Pacientes que são expostos agudamente a sons altos podem ter diminuição da audição/surdez transitória ou permanente, sendo denominado de trauma acústico.

Tumores que comprimem o nervo da audição também podem gerar diminuição da audição/surdez. Felizmente são raros, mas devem ser investigados pelo médico otorrinalaringologista.

Causas inflamatórias e infecciosas como otite externa e otite média, inicialmente são tratadas com medicação. Surdez súbita, quando diagnosticada em fase inicial, também é tratada com remédios que incluem antivirais, corticóides e vitaminas. Disfunção de tuba auditiva e barotrauma também são inicialmente tratados clinicamente.

2. Prótese auditiva/ Aparelho de audição
Quando a causa da diminuição da audição/surdez é a lesão do nervo da audição, o tratamento é realizado com o uso de Prótese auditiva/ Aparelho de audição, que funcionam como amplificadores do som; que permite ao paciente o retorno de sua qualidade de vida com re-inclusão social. Na criança com diminuição da audição/surdez congênita, o diagnóstico deve ser precoce para que o uso da Prótese auditiva/ Aparelho de audição seja o mais rápido possível e a criança não tenha déficit de linguagem e aprendizado.

3. Cirurgia na diminuição da audição/surdez
Além de a cirurgia estar indicada nos quadros inflamatórios e/ou infecciosos crônicos da orelha média que não se resolvem com tratamento clínico, está indicada na surdez congênita quando a criança não tem melhora suficiente da audição com o uso da Prótese auditiva/ Aparelho de audição. Neste caso, uma das cirurgias que podem ser indicadas, é o “implante coclear”.

1. Se seu filho tem escutado TV muito alta, não tem desenvolvido fala adequadamente ou não está indo muito bem na escola, procure um médico otorrinolaringologista e cheque sua audição.
2. CUIDADO com o volume em que se escuta música com fones de ouvido! Podem estar acima do indicado e gerar diminuição da audição/surdez
3. Lembre-se que a redução da audição pode ser causada por vários fatores, incluindo cera impactada. Acalme-se e procure o otorrinolaringologista para o diagnóstico e tratamento adequados.

Se seu filho fala alto, o volume da TV é alto, está com dificuldade no aprendizado, pode ser diminuição da audição.