> Sintomas > Nariz escorrendo

Nariz escorrendo

Várias doenças podem cursar com o nariz escorrendo.

A gripe e o resfriado são infecções virais freqüentes que além de sintomas como dor de garganta, entupimento do nariz, dor de cabeça e dor no corpo, cursam também com nariz escorrendo. Uma criança saudável, sem alterações da imunidade, pode apresentar de 6 a 10 episódios de gripe ou resfriado no decorrer de um ano, enquanto um adulto saudável pode evoluir com 3 a 5 crises ao ano. Assim, é fácil prever o quanto que o sintoma “nariz escorrendo” é prevalente na população.

A rinite alérgica é uma inflamação do nariz que gera sintomas de nariz tampado, coceira no nariz, espirros e nariz escorrendo (que é denominado de coriza). Pode ocorrer raramente ou diariamente, perturbando a qualidade de vida do paciente, dificultando suas atividades diárias escolares ou de trabalho, assim como seu sono.

Pacientes com sinusite também apresentam nariz escorrendo. O catarro, no entanto é mais espesso, geralmente de coloração mais amarelada ou esverdeada. Além do nariz escorrendo, pode apresentar entupimento do nariz, dor de cabeça e redução do cheiro.

Nas crianças, o aumento das adenóides pode ser o grande responsável pelo nariz escorrendo cronicamente. A criança fica “encatarrada”, pois o catarro, que é produzido pelo nariz e pelos seios da face, fica retido pelas adenóides, dando sintomas semelhantes à sinusite crônica. Além do nariz escorrendo, podem cursar com respiração oral de dia e de noite, assim como roncos e sono agitado. Sabe-se hoje em dia, que mesmo a adenóide pequena pode levar aos mesmos sintomas, por ser fonte crônica de bactérias.

Retire de casa objetos que facilitam o acumulo de pó como tapetes / cortinas de pano / cobertor e bichos de pelúcia.