> Procedimento > Cirurgia > Ouvido > Tímpano

Cirurgia do Tímpano (Timpanoplastia)

Indicações:
Pacientes com perfuração da membrana do tímpano

Objetivo:
Fechar a perfuração da membrana do tímpano, evitando novas infecções e melhorando a audição do paciente.

Técnica Cirúrgica:
Com o auxílio do microscópio, a membrana do tímpano perfurada é visualizada através da orelha externa. Os bordos da perfuração são inicialmente “machucados” com um instrumento adequado, para que sejam estimulados a “crescer” e se encontrarem para assim fechar a perfuração. Uma pequena incisão é feita dentro do canal externo do ouvido, de modo que conseguimos afastar a pele do canal e criar um “túnel” entre o osso do canal externo do ouvido e a pele. Aprofundando este “túnel”, chegamos à transição entre a orelha externa e a orelha média, que é justamente a região onde a membrana do tímpano se fixa. Neste momento, coloca-se um enxerto por baixo da membrana do tímpano, através do “túnel” que foi criado, e novamente reaproxima-se a pele do canal externo ao osso do canal. O enxerto fica na orelha média, por baixo da membrana do tímpano e serve de guia para o crescimento dos bordos da perfuração se encontrarem. Não há pontos e portanto,  o paciente não apresenta cicatrizes no pós-operatório.


Pós-operatório:

DOR: Geralmente o paciente não sente dor.

SANGRAMENTO: Pode ocorrer um sangramento leve pelo ouvido, no decorrer do dia da cirurgia, que desaparece no dia seguinte.

ALIMENTAÇÃO: Não há restrições quanto à alimentação.

ALTA HOSPITALAR: O paciente recebe alta no mesmo dia, após uma alimentação adequada

ATIVIDADES FÍSICAS: Enquanto não se tem a certeza do fechamento completo da perfuração do tímpano, o paciente deve evitar a entrada de água no ouvido operado. Há, portanto, restrições para atividades aquáticas. Na primeira semana, pedimos ao paciente que evite a realização de esportes e atividades que demandam esforço físico.

RETORNO AO CONSULTÓRIO MÉDICO: O primeiro retorno ocorre em 01 semana.

RETORNO AO TRABALHO: Como não há quadro de dor, o paciente consegue retornar às suas atividades de escritório rapidamente.

 

Evitar deixar o ouvido úmido reduz a chance de infecção.

.:: Dra. Francini Pádua ::.
criação de site MONTOO · otimização de site EXIBOO