> Procedimento > Cirurgia > Garganta > Ronco

Cirurgia do Ronco

Indicação:
Pacientes com roncos e que apresentem alterações anatômicas que bloqueiam a passagem de ar pelo nariz (aumento das adenóides, rinite, desvio de septo), bem como alterações anatômicas na boca, especialmente no palato mole (“céu da boca”), que facilitam a vibração dos tecidos moles promovendo o ronco, e que não melhoram com tratamento clínico.

Objetivo:
Promover o desaparecimento do ronco.

Técnica cirúrgica:
As cirurgias da rinite (turbinectomia), da correção de desvio de septo (septoplastia) e de remoção das adenóides (adenoidectomia) estão descritas em itens específicos.
A correção das alterações anatômicas na cavidade oral, especialmente no palato mole é conseguida após a realização de cauterização da região do palato mole. Esta cauterização promove uma fibrose (cicatriz) dos músculos gerando uma retração dos mesmos. Desta forma, a vibração dos mesmos é reduzida e o ronco melhora.

Pós-operatório:
DOR: A dor pode ser moderada, e é amenizada com uso de medicações apropriadas no pós-operatório.

SANGRAMENTO: Geralmente é inexistente

NÁUSEAS E VÔMITOS: Geralmente é inexistente

ALTA HOSPITALAR: O paciente recebe alta no mesmo dia, após uma alimentação adequada

ATIVIDADES FÍSICAS: Na primeira semana, pedimos ao paciente que evite a realização de esportes e atividades que demandam esforço físico

ALIMENTAÇÃO: Inicialmente sugerimos alimentação líquida e fria (sorvete de massa, iogurtes, sucos não ácidos...). De acordo com o limite de cada paciente, a alimentação pode ser lentamente progressiva, com a administração de alimentos pastosos e mais tarde, sólidos.

RETORNO AO CONSULTÓRIO MÉDICO: O primeiro retorno ocorre em 01 semana.

RETORNO AO TRABALHO: O quadro de dor pode ser o limitante. Sugerimos que o paciente se programe para o retorno de suas atividades em aproximadamente 5 dias.


 

Roncos podem representar a dificuldade de respirar pelo nariz. Procure seu Otorrino.

.:: Dra. Francini Pádua ::.
criação de site MONTOO · otimização de site EXIBOO